Quanto custa um exame de DNA? Saiba mais aqui!

Um exame de DNA consiste em estabelecer uma relação familiar entre um pai e seu filho . O resultado de um teste de paternidade é baseado na comparação entre o DNA do suposto pai e o da criança. Quando o DNA da criança corresponde ao do pai presumido, concluímos que existe uma probabilidade de paternidade de mais de 99%. Por outro lado, quando este não corresponde, significa que ele não é o pai biológico da criança.

como é feito exame de DNA

Como é feito o exame de DNA?

O exame de DNA pode ser realizado de acordo com 2 métodos: o exame comparativo do sangue ou a identificação por impressões digitais genéticas (teste de DNA), geralmente utilizando uma amostra de saliva. Os marcadores genéticos específicos de cada indivíduo são analisados. O objetivo: encontrar características comuns entre o suposto pai e a marca genética da criança. Os resultados são 99,99% confiáveis.

Quanto custa um exame de DNA

Exame de DNA na Internet: o que pensar?

Existem cada vez mais testes de paternidade disponíveis na Internet. São realizados por laboratórios estrangeiros por algumas centenas de euros em média. Esses testes de paternidade baratos são realizados com o envio de uma amostra de cabelo ou saliva. Alguns laboratórios são sérios e os resultados confiáveis, outros ruins: é difícil classificar pela web.

Exame de DNA pré-natal ou durante a gravidez: é possível?

Para tirar qualquer dúvida sobre a origem do feto, é possível realizar um teste de paternidade durante a gravidez. Este teste de paternidade pré-natal pode ser realizado com uma simples amostra de sangue da mãe, que contém DNA fetal.

exame de DNA

Os outros métodos, chamados de invasivos (amostragem de vilosidades pelo colo do útero ou amniocentese ), são mais pesados. Tal como acontece com os testes de paternidade convencionais, o DNA do futuro bebê será comparado com os marcadores genéticos do pai presumido. Para serem legais, esses testes de paternidade devem entrar em processos judiciais.

Quanto custa um exame de DNA

Antigamente, o valor de um exame de DNA custava entre R$10 mil. Hoje, é possível pagar parcelado o valor equivalente a R$500. Tudo depende do laboratório escolhido e demais alternativas disponíveis pelo mercado científico.

Como fazer exame de DNA

Em 1985, Sir Alec Jeffreys, médico britânico em genética, descobriu o método de identificação por DNA (ácido desoxirribonucléico). A técnica foi comercializada em 1987 . Com a ajuda da ciência, podemos agora determinar as antigas origens étnicas de seus ancestrais patrilineares, testando o DNA do cromossomo Y (também chamado de Y-DNA ou Y-DNA) herdado da paternidade.

Os testes de DNA para fins médicos, prescritos por um geneticista ou trabalhando em conjunto com uma equipe de genética clínica, são autorizados para:

exame de paternidade

  • fazer, confirmar ou negar o diagnóstico de uma doença genética;
  • procurar as características genéticas que estão na origem de uma doença;
  • adaptar o cuidado de uma pessoa de acordo com suas características genéticas.

Quando o teste de DNA é realizado a pedido médico : o consentimento da pessoa deve ser obtido por escrito antes da realização do exame, após ter sido devidamente informado da sua natureza e finalidade. O consentimento menciona a finalidade do exame.

É revogável sem forma e a qualquer momento, os exames devem ser realizados em laboratórios autorizados pela agência regional de saúde e o resultado é comunicado previamente ao médico prescritor que o comunica posteriormente. ao paciente, a menos que este tenha expressado sua recusa em saber seu conteúdo.

Fora deste quadro, é uma questão de realizar um teste de DNA através do envio de kits dedicados adquiridos na Internet. Após a compra online, leva de 4 a 5 dias úteis para receber o kit em casa.

Para coletar DNA, existem duas opções para usar a saliva:

  • O cotonete na bochecha. Seu DNA é obtido pela passagem de um cotonete (uma espécie de cotonete) dentro da bochecha. A zaragatoa deve então ser colocada dentro de uma embalagem esterilizada.
  • A escarradeira. Apenas cuspa um pouco de saliva em um recipiente estéril.

Como fazer exame de DNA escondido do pai e da mãe

O exame só pode ser feito pelo pai ou mãe, de acordo com a responsabilidade civil. Durante uma consulta, e dependendo de sua história familiar e médica e de seus antecedentes, seu médico irá prescrever um teste genético.

DNA como funciona

Antes da prescrição, ele explicará as modalidades e consequências desse teste para você e sua família: isso se chama informação informada. Se você deseja se beneficiar com o teste, o médico fará com que você assine um consentimento que será anexado à receita.

Normalmente, um teste genético requer apenas um teste de sangue.

A obtenção dos resultados pode demorar várias semanas ou mesmo meses, dependendo da complexidade da análise. Ao contrário de outros exames de biologia, não é o laboratório que lhe dará os resultados, mas o seu médico prescritor. Você pode optar por não ler. Se realizados no hospital, esses testes geralmente não serão por sua conta.

Ao laboratório

A partir da amostra de sangue, o laboratório realiza uma análise de biologia médica em seu material genético ( DNA ou cromossomos). O objetivo ? Buscar e identificar possíveis anormalidades genéticas na origem das disfunções, conforme indicação da prescrição.

Não é uma simples análise biológica: o teste genético requer não só material técnico específico, mas também capacidade de interpretação dos resultados. Por isso, deve ser realizado por laboratório especializado .

Os resultados são então enviados ao seu médico que os comunicará a você e comentará sobre eles durante uma consulta.

Resultados

Para dar os resultados, o médico marcará uma consulta com você. Ele explica o resultado e suas consequências para você e sua família. Dependendo da situação, ele pode encaminhá-lo a diferentes especialistas (psicólogo, conselheiro genético, profissionais médicos e paramédicos) capazes de atendê-lo.

Em todos os casos, você é acompanhado e informado durante todo o procedimento.

como fazer exame de DNA

Se for diagnosticada uma doença genética grave, que pode beneficiar de medidas preventivas ou de tratamento, e pode afetar outros membros da sua família, deve informá-los.

Como funciona?

O princípio de um teste genético é analisar o material genético (DNA ou cromossomos) encontrado nas células de uma pessoa.

Na maioria das vezes, a análise é realizada a partir de um exame de sangue. Certas situações específicas requerem outro tipo de amostra, como, por exemplo, saliva, células da pele ou células musculares.

No caso do diagnóstico pré-natal ( PND ), dependendo da situação e do prazo de gravidez, a análise genética do feto pode ser realizada a partir de uma amostra de líquido amniótico (líquido em que o feto se encontra ), uma amostra de células trofoblásticas (futura placenta) ou uma amostra de sangue materno (DNA do feto circulando em pequenas quantidades no sangue da mãe).

A amostra é então enviada para um laboratório de análises especializado. A análise e o método usados ​​dependem da indicação.

Análise cromática

Se a anormalidade resultar de um problema com o cromossomo, é chamada de anormalidade cromossômica. Esse tipo de anomalia pode ser devido, em particular, à presença de um cromossomo adicional em um dos pares (trissomia) ou à ausência de um cromossomo em um dos pares (monossomia). Às vezes, apenas parte de um cromossomo é demais ou está faltando. Para identificar essas anormalidades cromossômicas, vários exames podem ser prescritos dependendo da indicação, incluindo um cariótipo, uma análise por FISH (hibridização fluorescente in situ) ou uma Análise Cromossômica por Chip de DNA (ACPA).

A prescrição de um médico deve ser essencial neste processo.

Deixe um comentário